Sem resumo de edição
Etiqueta: visualeditor
Linha 10: Linha 10:
== Exemplos de APIs ==
== Exemplos de APIs ==
[[Arquivo:Exemplo8999.jpeg]]
[[Arquivo:Exemplo8999.jpeg]]
No exemplo acima podemos ver uma API de um site interagindo com as APIs do Twitter, Facebook e Google. Essa
interação permite o usuário logar no site sem fazer o cadastro e sim usar o
cadastro pronto dos sites (Twitter, Facebook e Google). Repare que isso otimiza
o tempo do usuário em entrar no novo site pela primeira vez.


== Referências Bibliográficas ==
== Referências Bibliográficas ==

Edição das 19h02min de 8 de setembro de 2016

API

API é a sigla em inglês “Application Programming Interface” que  no português significa ”Interface de Progamação de Aplicativos”.  

Conceito

API é uma interface onde encontra-se um conjunto de rotinas e padrões de progamação que interagem com outros sistemas, mas quase sempre isso não é evidente para os usuários. API ,à grosso modo, é a interface por trás do sistema que liga-se a outros sistemas. Enquanto usamos qualquer site da web sua API pode estar ligada a vários outros sistemas sem que o usuário perceba.

Como funciona uma API

Uma API funciona de modo que suas funções são interligadas, no desenvolvimento de um web site o desenvolvedor usa um código pronto para facilitar o desenvolvimento de seu aplicativo. Algumas empresas disponibilizam suas APIs para que desenvolvedoras de softwares possam utilizá-las no desenvolvimento de websites e aplicativos, o Google Maps é um dos maiores exemplos de APIs. Essa disponibilização de APIs facilitam muito o desenvolvimento de um software, quando o desenvolvedor precisa utilizar de um sistema que use um mapa, não é preciso que ele desenvolva o código do zero e sim use a API do Google Maps. Essa interação entre as APIs faz com que os aplicativos conversem uns com os outros sem que o usuário possa intervir nesse processo. Por exemplo quando você compra em uma loja virtual, o site da loja usa um API para enviar sua informação de cartão de crédito a um aplicativo remoto que verifica se os dados se os dados procedem. Assim que o pagamento é confirmado o aplicativo remoto manda uma resposta ao site da loja liberando o transporte do produto. Basicamente todos os sites possuem sistemas de APIs.  

Exemplos de APIs

No exemplo acima podemos ver uma API de um site interagindo com as APIs do Twitter, Facebook e Google. Essa interação permite o usuário logar no site sem fazer o cadastro e sim usar o cadastro pronto dos sites (Twitter, Facebook e Google). Repare que isso otimiza o tempo do usuário em entrar no novo site pela primeira vez.

Referências Bibliográficas

http://www.tecmundo.com.br/programacao/1807-o-que-e-api-.htm

http://canaltech.com.br/o-que-e/software/o-que-e-api/

http://tecnologia.hsw.uol.com.br/conferencia-api1.htm

https://www.quora.com/What-is-an-API-4

http://www.computerworld.com/article/2593623/app-development/application-programming-interface.html

http://www.webopedia.com/TERM/A/API.html

http://slidehot.com/resources/fundamentos-de-sistemas-operacionais-aula-2-conceitos-iniciais.1394553/