Rafake (discussão | contribs)
Etiqueta: visualeditor
Rafake (discussão | contribs)
Etiqueta: visualeditor
Linha 45: Linha 45:
[[Arquivo:Geladeiradoida.jpg|thumb|444x444px|Geladeira conectada á internet|left]]
[[Arquivo:Geladeiradoida.jpg|thumb|444x444px|Geladeira conectada á internet|left]]


   [[Arquivo:Fitbitcharge.jpg|533x533px|FitBit|centre|frame]]
   [[Arquivo:Fitbitcharge.jpg|514x514px|FitBit|frame]]


== Referências Bibliográficas ==
== Referências Bibliográficas ==

Edição das 19h35min de 7 de setembro de 2016

IoT - Internet of Things

Conceito

O conceito básico da tecnologia IoT (Internet of Things), é de ligar todos aparelhos eletrônicos que usamos no cotidiano com a internet ou base de dados, buscando com isso uma maior facilidade de gerenciamento de informação e maior comodidade para o usuário por meio do uso de rede de sensores. Com essa ideia as "coisas" devem estar ligadas a uma rede e devem ser capazes de se comunicar entre si, para fácil obtenção de informação e para que as "coisas" consigam reagir a certas informações sem uma grande interação do ser humano.

A tecnologia IoT requer um sistema diferenciado de segurança, já que os sistemas estão embutidos em aparelhos com menor capacidade de processamento e memória do que um computador ou um smartphone, e realizam a maioria das ações de forma colaborativa. A tecnologia IoT, se bem utilizada pode proporcionar as pessoas maior longevidade, facilidade de acesso a informação e uma gigantesca comodidade tendo em vista que a maior parte do trabalho será feito pelas maquinas conectadas.

Essa tecnologia também utiliza um sistema tecnológico conhecido como RFID, que são basicamente comunicações de rede sem fio de curto alcance que trabalham em tempo real transferindo informações de um lugar para outro, o que facilita o uso comercial do IoT.

Mas como todo tipo de tecnologia possui seus riscos, e não apenas riscos individuais , mas sim problemas que podem afetar uma grande parte da população caso qualquer função simplesmente pare de funcionar corretamente, como por exemplo se o sistema de segurança de uma casa que utiliza o sistema IoT simplesmente pare de funcionar, ou uma rede de semáforos de uma cidade que se mantem conectado, podem causar o caos.


Exemplos de funcionamento

O IoT pode ser utilizado em várias áreas da sociedade, em área de transito, para facilitar a localização de vagas e a facilidade de pagamento, como o sistema já existente em Barcelona que realiza essas e várias outras funções para facilitar a vida dos moradores.

Alguns dos exemplos da utilização do IoT hoje são :

  • Tesla Motors: Uma empresa especializada em carros elétricos com várias funções ligadas a internet, o que possibilita a atualização de software presente no carro e sensores que conseguem fornecer vários dados de geolocalização.
  • Nest: A empresa cria dispositivos termostatos e detectores de fumaça inteligentes para casas e escritórios , que interagem com os smartphones por meio de um aplicativo desenvolvido por eles.O termostato ajusta a temperatura do local e aprendem a hora de chegada e saída de pessoas de um local para se adequar ao seus horários.
  • FitBit: A empresa produz equipamentos que monitoram a saúde de seus usuários, através de relógios, pulseiras e balanças.Os dados obtidos são sincronizados com o smartphone e podem ser compartilhados em redes sociais.


Aplicações

A tecnologia IoT tem um vasto leque de possibilidades a ser explorado, mas entre os principais e mais trabalhados são nas áreas da medicina, agricultura, transporte e manutenção de produtos :

  • Medicina: facilitando a coleta de dados sobre os pacientes por meio da IoT provindos dos aparelhos conectados, agilizando o processo, além de conseguirem dados mais detalhados, melhorando o atendimento dos pacientes.
  • Agricultura: utilizando sensores podemos coletar dados sobre o clima, tempo, umidade do ar, vento e muitos outras.Melhorando o rendimento da plantação, facilitando a agendar o horário e a quantidade de irrigação na sua plantação.
  • Transporte: Um dos vários exemplos que podem ser implementados no transito é o parquímetro inteligente, já instalado em alguns lugares de Barcelona
    que operam através de Wi-Fi, atualizando os donos em tempo real sobre vagas e permitindo o pagamento pelo próprio telefone.
  • Manutenção de produtos: por meio do IoT pode ser informado o desgaste de certa parte de qualquer equipamento, cortando gastos na manutenção além de encontrar falhas que poderiam ser críticas antes que o produto seja totalmente perdido.


Algumas tecnologias usadas

Uma das tecnologias utilizadas no IoT é a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification) que são comunicação de rede sem fio que trabalham em tempo real transferindo informações de um lugar para outro via radio, além de utilizar o Wi-Fi e outros tipos de comunicação.Basicamente as tecnologias utilizadas na IoT são agrupadas em três: dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle. São vários os tipos de comunicações, sistemas de controles e dispositivos que dependem um do outro para trabalharem corretamente.

Dispositivos

Os dispositivos utilizados na tecnologia IoT são diversos como por exemplo TVs, carros, cafeteiras e até geladeiras, que já estão a venda em alguns lugares no mundo , que possuem funções como: telas para ler receitas e tuitar enquanto se cozinha, é possível enviar mensagens por meio de dispositivos moveis que serão mostradas na tela da geladeira, substituindo os famosos recadinhos de imã na geladeira.Além da opção de procurar recitas com os produtos que estão na geladeira.

E em exemplos mais radicais temos projetos em desenvolvimento de casas totalmente ligadas a internet, que farão grande parte das tarefas sozinha, apenas com a mínima interação humana, buscam possuir sistemas de temperatura que ao perceber uma mudança configuram automaticamente o ar condicionado para manter a temperatura desejada pelo morador.


Imagem exemplo


Carro elétrico TESLA
Nest
Geladeira conectada á internet
FitBit

Referências Bibliográficas

[1] Internet das coisas -Fernando Rodrigo Bilinski

[2] Siot – Defendendo a Internet das Coisas contra Exploits - Fernando A. Teixeira, Fernando Pereira, Gustavo Vieira, Pablo Marcondes,Hao Chi Wong, Jose Marcos S. Nogueira, Leonardo B. Oliveira

[3] Uma Estrutura de Rede Baseada em Tecnologia IoT para Atendimento Médico em Áreas Urbanas e Rurais - Edivaldo Serafim, Shusaburo Motoyama

[4] Comunicação e mobilidade aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil

[5] Dez aplicações possíveis de Internet das Coisas em PMEs

[6] O que é Internet das Coisas 

[7] Geladeira conectada tem tela para ler receitas e tuitar enquanto se cozinha