Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 11: Linha 11:


O objetivo do Wireless USB é conectar periféricos tais como impressoras,discos rígidos externos, placas de som, tocadores de mídia e até mesmo monitores de vídeo  ao micro sem a utilização de fios. Isto pode ser feito de duas formas. Se o micro e/ou o dispositivo não tiver suporte ao WUSB, você precisará instalar um adaptador para converter uma porta USB convencional em uma porta WUSB. Se o micro e/ou o dispositivo já tiver suporte ao WUSB – ou seja, se eles já vierem com uma antena WUSB – nenhum dispositivo extra será necessário. Até 127 periféricos podem ser conectados usando uma única antena no micro.
O objetivo do Wireless USB é conectar periféricos tais como impressoras,discos rígidos externos, placas de som, tocadores de mídia e até mesmo monitores de vídeo  ao micro sem a utilização de fios. Isto pode ser feito de duas formas. Se o micro e/ou o dispositivo não tiver suporte ao WUSB, você precisará instalar um adaptador para converter uma porta USB convencional em uma porta WUSB. Se o micro e/ou o dispositivo já tiver suporte ao WUSB – ou seja, se eles já vierem com uma antena WUSB – nenhum dispositivo extra será necessário. Até 127 periféricos podem ser conectados usando uma única antena no micro.
A taxa de transferência máxima teórica do WUSB é a mesma do barramento USB 2.0: 480 Mbps (60 MB/s) se o dispositivo estiver em um raio de 3 metros de distância do micro ou 110 Mbps (13,75 MB/s) se o dispositivo estiver em um raio de 10 metros de distância do micro. Como você pode ver, quanto maior a distância o dispositivo estiver do micro, menor será a sua taxa de transferência.
O Bluetooth é outra tecnologia que permite a conexão entre o micro e periféricos sem a necessidade da utilização de fios. Atualmente, no entanto, a tecnologia Bluetooth é voltada apenas para dispositivos de baixa velocidade, já que sua taxa de transferência máxima é de 1 Mbps (128 KB/s) ou 3 Mbps (384 MB/s), dependendo na geração do Bluetooth (1 e 2 com EDR, Enhanced Data Rate ou Taxa de Transferência de Dados Aprimorada, respectivamente). A próxima geração da tecnologia Bluetooth terá a mesma taxa de transferência do barramento WUSB, mas ela ainda não está disponível.
A rede sem fio USB funciona na faixa de freqüência UWB (Ultra Wide Band ou Banda Ultra-Larga, que vai de 3,1 GHz a 10,6 GHz), enquanto que a tecnologia Bluetooth funciona na freqüência de 2,4 GHz, a mesma usada pelas redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-Fi).


* Descrever os principais fornecedores/desenvolvedores
* Descrever os principais fornecedores/desenvolvedores

Edição das 01h46min de 7 de junho de 2011

Questões




1) Introdução

  • Apresentar os conceitos básicos sobre a tecnologia

O objetivo do Wireless USB é conectar periféricos tais como impressoras,discos rígidos externos, placas de som, tocadores de mídia e até mesmo monitores de vídeo ao micro sem a utilização de fios. Isto pode ser feito de duas formas. Se o micro e/ou o dispositivo não tiver suporte ao WUSB, você precisará instalar um adaptador para converter uma porta USB convencional em uma porta WUSB. Se o micro e/ou o dispositivo já tiver suporte ao WUSB – ou seja, se eles já vierem com uma antena WUSB – nenhum dispositivo extra será necessário. Até 127 periféricos podem ser conectados usando uma única antena no micro.

A taxa de transferência máxima teórica do WUSB é a mesma do barramento USB 2.0: 480 Mbps (60 MB/s) se o dispositivo estiver em um raio de 3 metros de distância do micro ou 110 Mbps (13,75 MB/s) se o dispositivo estiver em um raio de 10 metros de distância do micro. Como você pode ver, quanto maior a distância o dispositivo estiver do micro, menor será a sua taxa de transferência. O Bluetooth é outra tecnologia que permite a conexão entre o micro e periféricos sem a necessidade da utilização de fios. Atualmente, no entanto, a tecnologia Bluetooth é voltada apenas para dispositivos de baixa velocidade, já que sua taxa de transferência máxima é de 1 Mbps (128 KB/s) ou 3 Mbps (384 MB/s), dependendo na geração do Bluetooth (1 e 2 com EDR, Enhanced Data Rate ou Taxa de Transferência de Dados Aprimorada, respectivamente). A próxima geração da tecnologia Bluetooth terá a mesma taxa de transferência do barramento WUSB, mas ela ainda não está disponível. A rede sem fio USB funciona na faixa de freqüência UWB (Ultra Wide Band ou Banda Ultra-Larga, que vai de 3,1 GHz a 10,6 GHz), enquanto que a tecnologia Bluetooth funciona na freqüência de 2,4 GHz, a mesma usada pelas redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-Fi).


  • Descrever os principais fornecedores/desenvolvedores

Agora você verá alguns exemplos reais da utilização do WUSB. Como mencionamos, se o micro não tiver suporte nativo ao WUSB você precisará comprar e instalar um adaptador WUSB, dispositivo mostrado na Figura 1.

Figura 1: Adaptador WUSB instalado em um notebook.


A mesma coisa vale para os periféricos USB; você precisa “transformá-los” em dispositivos WUSB usando um hub WUSB, igual ao da Figura 2 fabricado pela IOGEAR. O bacana do hub é que você pode conectar vários periféricos USB à mesma antena, dispensando assim a necessidade de comprar antenas adicionais para cada produto. Neste exemplo nós temos uma impressora conectada ao hub WUSB e, portanto, a conexão entre eles se dá de maneira sem fio.

Figura 2: Hub WUSB.


O WUSB permite a você conectar seu micro ao monitor de vídeo sem o uso de fios, o que é uma aplicação sensacional. A ASUS anunciou um monitor LCD com suporte nativo à conectividade WUSB, como mostrado na Figura 3. Você pode conectar qualquer tipo de monitor usando um adaptador WUSB, mostrado na Figura 4.

Figura 3: Monitor LCD da ASUS com suporte nativo ao WUSB.

Figura 4: Adaptador permite que monitores de vídeo sejam conectado ao micro usando WUSB.

Na Figura 5 nós temos outro exemplo, desta vez uma placa de som externa com suporte ao WUSB. A propósito, nós vimos uma demonstração desta placa de som em conjunto com o monitor sem fio da Figura 3 e o áudio e vídeo estiveram o tempo todo sincronizados.

Figura 5: Placa de som externa com suporte nativo ao WUSB.


  • Apontar cronologia de evolução


  • Destacar pontos relevantes




2) Funcionamento

  • Explicar os princípios básicos de funcionamento


  • Mostrar o fluxo de uma transmissão/recepção


  • Desenhar topologia/arquitetura

A.Topologia física No padrão WUSB não há conexões físicas dos dispositivos com o host. Entretanto, os dispositivos que estão dispostos num raio de até 10 metros distância são capazes de estabelecer comunicação com o host. A Figura 6 exemplifica a topologia física de uma rede de dispositivos WUSB, incluindo o uso de um dispositivo adaptador para USB com fio (Device Wire Adapter, DWA).

Figura 6: Topologia física de uma rede de dispositivos WUSB.

B.Topologia lógica Utilizando um modelo hub and spoke, onde o hub do modelo, no centro, é o host e os dispositivos são as pontas finais de cada spoke, sendo cada spoke uma conexão ponto-a-ponto entre o dispositivo e o host. Dado que os dispositivos WUSB não dependem de portas físicas, a limitação de conexão de dispositivos depende diretamente da quantidade de dispositivos sem-fio suportada pelo protocolo, sendo este limite de 127 dispositivos. A Figura 7 ilustra o modelo da topologia WUSB.

Figura 7: Topologia lógica de uma rede de dispositivos WUSB


  • Detalhar elementos que fazem parte de todo o processo


  • Apontar os protocolos e tipos de acesso envolvidos




3) Estágio atual

  • Atualizar quanto ao momento que vive a tecnologia


  • Apontar eventuais problemas (tráfego, frequência, limitações, capacidade)


  • Exemplificar com matérias de revistas, livros e internet




4) Características técnicas

  • Mostrar o espectro de frequência utilizado


  • Explicar sobre o tipo de modulação


  • Apresentar os tipos de acesso. Ex: TDMA, FDMA , CDMA , etc


  • Potência


  • Alcance


  • Consumo




5) Protocolos

  • Apresentar os protocolos usados na comunicação entre os elementos


  • Detalhar o formato dos protocolos


  • Apontar as normas que regem este protocolo (RFC, por exemplo)


  • Definir o órgão que coordena esta normatização


  • Identificar endereço de consulta à norma




6) Serviços

  • Descrever serviços básicos disponíveis. Ex: mensagem, dados, mobilidade IP


  • Apresentar interação com Internet


  • Apontar serviços avançados disponíveis: Ex: LBS, segurança,


  • Citar outros serviços ou possíveis aplicações futuras.