| Linha 87: | Linha 87: | ||
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-as-diferencas-entre-1g,-2g,-3g-e-4g/34225 | http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-as-diferencas-entre-1g,-2g,-3g-e-4g/34225 | ||
http://canaltech.com.br/dica/internet/saiba-a-diferenca-entre-g-h-h-e-e-no-sinal-do-seu-smartphone/ | http://canaltech.com.br/dica/internet/saiba-a-diferenca-entre-g-h-h-e-e-no-sinal-do-seu-smartphone/ | ||
http://canaltech.com.br/noticia/redes/O-que-e-o-5G-e-o-que-ele-significa-para-o-consumidor/ | |||
Edição das 16h37min de 14 de abril de 2016
Esta pesquisa deve fornecer um conteúdo atualizado sobre o tema acima. Não esqueça de incluir as referëncias (fontes) no último item, reforçando que não deve ser um Copy/Paste e sim uma síntese das pesquisas que fizer.
Conceito
o termo genérico "rede" define um conjunto de entidades interligadas entre si, portanto rede telefônica pode ser conceituada como um sistema integrado de fios, de cabos, de terminais (aparelhos utilizados pelos usuários do sistema) e de um vasto conjunto de acessórios, tudo isso com o objetivo de interligar os usuários (assinantes) à central, e várias centrais entre si.
As comunicações podem ser feitas por fio, radio ou luz (fibra ótica).
Funcionamento
A linha do assinante é a conexão do telefone à central telefônica. As centrais sao as responsaveis pela conexao entre os diversos tipos de assinantes.
Elementos da rede telefônica
Divisões de um sistema telefônico
As duas principais divisões de uma rede telefônica são: rede de comutação e rede de transmissão.
A rede de comutação seleciona e dirige os sinais de comunicação a um utilizador específico ou um grupo de utilizadores.
já a rede de transmissão fornece os sinais da origem para o destino(usuário)
Topologias
Protocolos
Rede de Celulares
A rede de celulares, ou rede móvel, é uma rede de comunicação onde a transmissão e a recepção de dados é feita com a ausência de fios. A rede é distribuída sobre áreas de terra, chamadas de células, cada uma servida por pelo menos um local fixo transmissor , conhecido como um local de célula ou estação de base . Esta estação de base proporciona uma célula com a cobertura de rede que pode ser usada para transmissão de voz, de dados e outros. Numa rede celular, cada célula utiliza um conjunto diferente de frequências a partir de células vizinhas, para evitar interferência e fornecer largura de banda garantida dentro de cada célula.
Quando unidas, estas células oferecem cobertura de rádio sobre uma ampla área geográfica. Isso permite que um grande número de transceptores portáteis (por exemplo, telefones celulares ,tablets , etc.) se comuniquem uns com os outros e também com transceptores fixos (exemplo: telefones) em qualquer lugar na rede, através das estações de base, mesmo se alguns dos transceptores estão se movendo através de mais de uma célula durante a transmissão.
O interessante do esquema de células é que várias delas podem utilizar as mesmas frequências, desde que não sejam adjacentes. Por exemplo, imagine uma rede formada por quinze células, onde as células 1, 7, 10 e 14 utilizam as mesmas frequências. Isso é possível porque nenhuma delas está ao lado da outra.
Os celulares usam um sistema full-duplex, o que significa que, quando uma chamada é estabelecida, a pessoa pode ouvir e falar ao mesmo tempo. Isso é possível porque uma determinada frequência de rádio é utilizada para recepção de sinal, enquanto que outra é destinada à emissão. Walkie-talkies são half-duplex, ou seja, utilizam uma única frequência, por isso, só uma pessoa pode falar por vez.
Tipos de conexões:
1G
É o sinal de telefonia analógico. O sistema utilizado era o AMPS (Advanced Mobile Phone System) para comunicação de forma analógica e aos poucos foi substituído pelo sinal digital, ou 2G.
2G
É utilizado em várias partes do mundo. Ele utiliza principalmente o GSM (Global System for Mobile Communications) e está estabelecido como o um ótimo recurso de conversação, por oferecer todas as ferramentas necessárias para as operadoras. Para internet móvel, no entanto, já está bastante ultrapassado.
->GPRS
Considerada por alguns especialistas a rede "2,5G", o General Packet Radio Service trouxe uma melhora significativa para as transmissões móveis, aumentando as taxas de transferência de dados em redes GSM(2G) . Com velocidades de cerca de 32 Kbps a 80 Kbps para o usuário final, o GPRS trouxe algumas funcionalidades, como a utilização simultânea de dados e voz e o acesso imediato e permanente à rede de dados, que não estavam presentes no 2G.
->EDGE
Próximo passo da evolução do GPRS, o EDGE, ou Enhanced Date Rates For GSM Evolution, é uma sigla bem mais conhecida por usuários atuais de telefonia móvel. Apesar de já ser considerado uma tecnologia de terceira geração (3G), o EDGE é chamado por alguns especialistas de "2.75G", representando mais um degrau na escada de evolução das redes móveis, com uma capacidade de banda de até 236 Kbps. A tecnologia ainda é muito vista no continente sul-americano, por exemplo, que ainda tem uma grande infra-estrutura de redes 2G em uso. Muitas vezes, smartphones com pacotes de dados 3G podem, de repente, aparecer conectados à rede EDGE, por uma questão de tráfego intenso na rede das operadoras, que voltam o usuário para a rede anterior.
3G
É onde a maioria dos usuários da internet móvel se encontra hoje, incluindo o Brasil. A rede de terceira geração usa principalmente as tecnologias WCDMA ou CDMA e oferece velocidades mínimas de 200 kbps, segundo padrão do IMT-2000, mas promete velocidades muito superiores. O WCDMA inclui as tecnologias HSPA e a evolução HSPA+.
-> H - HSPDA O formato é um aprimoramento do 3G, e também chamado de 3.5G, 3G+ ou Turbe 3G. Seu nome vem de High-Speed Downlink Packet Access e permite velocidades máximas teóricas de download de 42.3 Mbit/s, mas na prática o máximo que se chega é na casa dos 14 Mb/s.
-> H+ - HSPDA+ Essa é uma evolução do HSPDA, e fornece velocidade de download de até 168 Mb/s.
4G
O 4G chegou ao Brasil em meados de julho de 2013 e definitivamente ainda não é uma realidade absoluta no país.A principal diferença entre o 4G e as conexões anteriores de 3ª Geração, fica por conta da velocidade de conexão, que é muito maior na conexão 4G. As conexões de 4ª geração se preocupam muito mais com a transmissão de dados e as antigas redes davam prioridade para o tráfego de voz. Essa característica permite o surgimento de redes que garantem uma melhor transmissão de dados da internet, por essa razão o 4G consegue ser muito mais rápido para proporcionar ao usuário uma ótima experiência em relação à conectividade móvel.
5G
-
Vantagens da rede móvel: ● Mais capacidade do que um único transmissor grande, uma vez que a mesma frequência possa ser usada para várias ligações, desde que eles estão em células diferentes ● Praticidade e conforto para os usuários já que podem se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo que estejam se deslocando.
Referências bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telecomunica%C3%A7%C3%B5es
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZoCtCwdWhX0C&oi=fnd&pg=PR17&dq=redes+telefonicas+conceito&ots=1B0a6spvHP&sig=MHUTbYnzmUd96FyDms0ktqYL1tA#v=onepage&q&f=false
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialintlte/pagina_2.asp
http://www.infowester.com/2g.php
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-as-diferencas-entre-1g,-2g,-3g-e-4g/34225
http://canaltech.com.br/dica/internet/saiba-a-diferenca-entre-g-h-h-e-e-no-sinal-do-seu-smartphone/
http://canaltech.com.br/noticia/redes/O-que-e-o-5G-e-o-que-ele-significa-para-o-consumidor/