Linha 25: Linha 25:
*Zigbee;
*Zigbee;
*Zwave.
*Zwave.
<br>


= Aplicações =
= Aplicações =

Edição das 18h46min de 19 de novembro de 2014

Conceito

Domótica é uma tecnologia recente responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais. Este termo nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar, isto é, realizar ações de forma automática.

Este conceito de automação vem no segmento de encontrar soluções que deem resposta à necessidade do homem de querer realizar o mínimo esforço nas atividades diárias e rotineiras. Assim, a domótica, além de introduzir conforto e melhoria de vida aos seus utilizadores, introduz ainda novos conceitos, tais como a comunicação e segurança.

Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domótica promete vir a ter muitos adeptos, face ao crescente número de projetos com estas soluções de automatização.

Tecnologias de comunicação

A tecnologia da Domótica utiliza protocolos de comunicação, os quais permitem que o sistema domótico, receba e transmita informações.

Os protocolos de domótica são formas de comunicação normalizadas entre equipamentos, ou seja, um equipamento só poderá comunicar com outro equipamento que obedeça ao mesmo protocolo.

Os protocolos mais usados atualmente são:

  • X10 (é o mais antigo e mais utilizado, desenvolvido em 1976);
  • Lonworks;
  • EIB/KNX;
  • DALI;
  • PLC/BUS;
  • Konnex;
  • Insteon;
  • Zigbee;
  • Zwave.

Aplicações

A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida! Vem permitir que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente. No manuseamento do sistema poderá fazê-lo de acordo com as suas próprias necessidades. Poderá optar por um manuseamento mais ou menos automático.

Nos sistemas passivos o elemento reage só quando lhe é transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador (interruptor) ou por um comando (poderá ser uma ordem ou um conjunto de ordens - macros).

Nos sistemas mais avançados, com mais inteligência, não só interpreta parâmetros, como reage às circunstâncias (informação que é transmitida pelos sensores), por exemplo detectar que uma janela está aberta e avisa o utilizador que a temperatura está a diminuir e ligar o aquecimento, identificar a velocidade do vento e assim enviar um comando para fechar as janelas.

O controlo remoto de casas de habitação deixa de ser uma utopia pois a universalização e novas tecnologias está tornando este tipo de automação mais acessível a comunidade. A domótica permite o acesso às funções vitais da casa, da Internet, do seu "Smartphone" e até mesmo do sistema de segurança eletrônica.

A Domótica pode ser aplicada em diversas situações, possui uma flexibilidade muito alta dependendo da demanda do usuário. Abaixo, temos alguns exemplos onde ela é comumente aplicada:

Automação

  • Irrigação inteligente

Sistema de irrigação acionado de acordo com temporizadores que podem ser programados para regar as plantas duas vezes por dia, por exemplo, através de sensores de umidade instalados sob o solo que podem garantir que o solo estará sempre em um determinado nível de umidade e evitar que o sistema seja acionado se tiver chovido.

Iluminação

Utilizando os módulos e aparelhos apropriados permite-lhe gerir os gastos de eletricidade, através das funções de regulação de intensidade. Juntamente com sensores de movimento e de luz solar, as luzes de uma divisão que se encontre vazia já não ficam acesas, não precisa de se preocupar em encontrar o interruptor do quarto às escuras, e as luzes exteriores acendem automaticamente quando começa a escurecer.

  • Controle de Iluminação

Numa casa automatizada, pode-se pressionar um único botão e montar uma cena envolvendo diversas zonas (circuitos) de iluminação como, por exemplo, uma cena para o jantar, onde as luzes sobre a mesa estão acessas no máximo, as luzes na periferia da sala estão com apenas 10% de sua intensidade e as luzes que ressaltam quadros e esculturas estão à 80%. Outros sistemas e equipamentos podem ser acionados com as cenas de iluminação, tais como o som ambiente, a tela automática, as cortinas, os toldos, etc.

Climatização

Programação de horários para ativar/desativar equipamentos de aquecimento, ventilação ou o ar condicionado, permitindo manter um nível de conforto (ou mesmo aumentando-o, por exemplo, quando ligar o ar condicionado momentos antes de chegar em casa), poupando energia (funcionamento de acordo com os horários, presença e temperatura exterior) e não esquecendo a comodidade de poder efetuar uma chamada para casa para se certificar de que realmente desligou o aquecimento.

Segurança

A domótica pode atuar a diversos níveis de segurança. O sistema, auxiliado por sensores, permite-lhe detectar fugas de gás, inundações, incêndios em fase inicial, cortando imediatamente as entradas e avisando-o (e a profissionais de manutenção e bombeiros) do sucedido de forma a serem tomadas providências. A segurança ao nível de detecção de intrusos também é relevante e levada em consideração pelo sistema.

  • Monitoramento de imagens

Câmeras ligadas a alguma rede de comunicação (Internet, celular) permitem monitorar os ambientes da casa remotamente. Estando o sistema de monitoramento integrado ao sistema de alarme, as próprias câmeras podem funcionar como sensores de presença identificando qualquer situação de invasão, acionando o alarme e gravando as imagens.

  • Controle de acesso

Através de leitura de padrões biométricos (impressão digital, padrão retinal, padrão de voz), é possível controlar o acesso às entradas da casa, além de "personalizar" o ambiente segundo um perfil cadastrado para o usuário.

Comunicação

O sistema áudio e vídeo e os meios multimédia vão ao encontro de pessoas que necessitam de cuidados especiais (idosos, crianças e deficientes), permitindo a sua vigilância, e estes por sua vez têm um meio à sua disposição para comunicar e interagir com o mundo exterior.

  • Central de conectividade

Um dos principais benefícios da automação é a possibilidade de integrar sistemas, isso também é possível para os sistemas de dados, voz e imagem. Hoje, através de uma única central pode-se controlar com muito mais flexibilidade a distribuição dos sinais de Internet (dados), telefone (voz) e TV (imagem), comutando qualquer uma das tomadas de comunicação da casa entre essas três funções. Uma casa automatizada proporciona uma distribuição inteligente dos pontos de comunicação que podem mudar de função de acordo com as necessidades do usuário.

Exemplo de "Casa Inteligente", onde todos os setores da casa estão comunicando e possuem recursos de automação: http://www.sislite.pt/iLight/demo/smarthome-demo.html

Referências bibliográficas