Linha 50: Linha 50:
<br>
<br>
<br>
<br>
*''' Join'''<br>
*''' Join'''<br>
----
----
Linha 55: Linha 56:
<br>
<br>
<br>
<br>
*''' Merge '''<br>
*''' Merge '''<br>
----
----
Linha 60: Linha 62:
<br>
<br>
<br>
<br>
*''' Objetos '''<br>
*''' Objetos '''<br>
----


== Controle sequencial e paralelo ==
== Controle sequencial e paralelo ==

Edição das 02h46min de 6 de agosto de 2013

Diagrama de Atividades


  • O que é um Diagrama de Atividades?


O diagrama de atividades é um diagrama UML utilizado para modelar o aspecto comportamental de processos. Este diagrama é definido pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML) e representa os fluxos conduzidos por processamentos.É essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra. Comumente isto envolve a modelagem das etapas sequenciais em um processo computacional.

  • Estados das atividades: Representam o desempenho de uma atividade ou uma etapa do fluxo de trabalho.
  • Transições: Mostram o estado de atividade aparece após um outro elemento. Esse tipo de transição pode ser referido como uma transição de conclusão.
  • Decisões: Decisões são pontos do diagrama onde serão criada ramificações, estas ramificações definirão as próximas atividades que ser]ao realizadas. Quando a decisão for positiva o diagrama seguirá o fluxo das atividades, quando for negativa ela definirá que uma atividade seja refeita. Como o próprio nome descreve é um ponto onde será decidido qual fluxo seguir.
  • Barras de Sincronização: Utilizada para mostrar sub-fluxos paralelos.

* Exemplo 1 - Diagrama para apresentar uma proposta



Notação Básica


  • Ação

Uma ação representa um passo elementar de uma atividade, ou seja, ou seja, um passo que não pode ser decomposto dentro de uma atividade. Uma atividade representa um comportamento que pode ser composto por ações ou outras sub-atividades. Uma ação pode ter um conjunto de arcos de entrada e saída, que especificam o fluxo de controle e de dados para outros nós. Uma ação não inicia sua execução até que todas as suas condições de entrada sejam satisfeitas. Somente quando uma ação é terminada a subsequente será iniciada.

  • Atividades

Atividades podem ser representadas por sequências de ações e também de sub-atividades. A notação de atividade é utilizada quando o usuário ou o sistema realiza alguma ação.

  • Eventos

Eventos são mudanças de estado instantâneas que propiciam o início de uma outra ação. Existem basicamente três representações para eventos.
Para representar um evento único que, caso aconteça, propicia o início de uma ação subsequente, utiliza-se a ação especial
Para representar um evento periódico, que acontece de tempos em tempos, e a cada vez que aconteça favoreça o início de uma ação subsequente, utiliza-se a notação
Para representar a geração de um evento deliberado, ao final de uma ação, utiliza-se a notação


  • Fork

Significa que uma atividade chegou neste ponto e foi subdividida em mais de uma atividade.

  • Join

Significa que uma atividade chegou num mesmo ponto e criou-se uma nova atividade.

  • Merge

Fluxos convergentes para um único ponto e existe apenas um saída, o que é diferente do join, onde vários fluxos chegam concorrentemente.

  • Objetos

Controle sequencial e paralelo


Comportamento Paralelo

1) É definido por forks (estrutura que indica subdivisões de uma atividade) e joins (estrutura que indica a criação de uma atividade).

2) Uma separação tem uma transição de entrada e várias transações de saída. A execução de uma atividade reflete na execução de todas as atividades em paralelo.

3) Após a separação, faz-se necessário a junção de todas as atividades. Uma boa analogia para entender tal comportamento é a Lei De Kirchoff das correntes, na qual a corrente total é o somatório das correntes em paralelo de cada malha.

4) Pode ainda existir o chamado Trheads Condicional que consiste em uma exceção para regra de que todos os estados de entrada em uma junção devem ter terminado suas atividades, antes que a junção possa ser efetuada.

Comportamento Sequêncial

1)Usa a estrutura merge(Fluxos convergentes para um único ponto e existe apenas um saída, o que é diferente do join, onde vários fluxos chegam concorrentemente) para fazer desvios e intercalações.

2) Um desvio é uma transição de entrada única e várias transições de saídas guardadas.

3) O uso do “else” indica que a ação só será executada caso todas as outras se mostrem falsas.

4) Uma intercalação tem múltiplas transições de entrada e uma única saída. Uma intercalação marca o final de um comportamento condicional iniciado por um desvio.


Projetos


  • Em relação aos projetos apresentados pela turma, qual deles entende que pode ser representado por um Diagrama de Atividades?
  • Desenhe o Diagrama para este grupo


Referências


  • Prioritariamente livros e artigos
  • Notação ABNT