Criou página com '1. O que é domótica? Etimologicamente o termo domótica é a junção do termo de origem latina “Domus” (casa) com “Robótica”. Ela pode ser referenciada também por ex...'
 
Limpou toda a página
Linha 1: Linha 1:
1. O que é domótica?
Etimologicamente o termo domótica é a junção do termo de origem latina “Domus” (casa) com “Robótica”. Ela pode ser referenciada também por expressões como “smart building”, “intelligent building” e “edifícios inteligentes”. Os termos então são usados para denominar uma nova forma de aplicação tecnológica, voltada para a automação doméstica.
O objeti[[Arquivo:vo básico é melhorar a quali]][[Arquivo:Exemplo.jpg]]dade de vida, trazendo maior segurança e facilidades domésticas para os habitantes, visando ainda uma utilização racional e planejada dos meios de consumo. As interferências são por diversos meios: comunicação, segurança, iluminação,  controle de fluidos e válvulas, etc.
Algumas características são essenciais nesses tipos de sistemas inteligentes. Primeiramente a capacidade de comunicação entre todos os dispositivos é essencial para o funcionamento e auto correção do sistema. A noção temporal, memória e a atuação em várias condições são também elementos básicos de funcionamento. Por fim, é de extrema importância que o sistema saiba comunicar com o usuário de forma simples e eficaz, possibilitando ainda a capacidade de reprogramação pelo próprio utilizador.
2 FUNCIONAMENTO
O sistema é uma interconexão de diversos dispositivos e equipamentos dentro de uma rede de comunicação que podem obter informações sobre o meio e,  assim, gerencia-lo e modifica-lo.
Em síntese, o sistema é composto por detectores, sensores, captadores e atuadores que se interligam e comunicam, e são capazes de processar dados recebidos do meio e agir a partir deles. Eles podem enviar mensagens, sinais, alterar dispositivos, acionar equipamentos, gerar dados e ainda, em alguns casos, receber respostas do usuário.
Caso seja um sistema bem integrado, ele ainda pode estar conectado a redes externas que melhoram as ações internas. Como por exemplo, pode-se ligar a redes de telefonia, televisão, internet, energia, água, gás, etc.
Figura 1: Funcionamento Integrado
Fonte: AURESIDE, 2004 Apud DIAS; PIZZOLATO, 2004.


3 OBJETIVOS
Os objetivos desse sistema vão além de simples melhorias das atividades domésticas. Pode-se  relacionar também ao uso racional dos meios. O termo sustentabilidade pode relacionar intimamente com a domótica. O utilização racional de bens como água, energia, gás, entre outros, trazem um grande benefício financeiro e ecológico ao habitante.
4 APLICAÇÕES
- Hidráulicas:  Temporizadores podem ser instalados nos jardins para regarem as plantas o número de vezes que o usuário desejar. Ou ainda, sensores de umidade podem ser instalados nelas, para que quando chegar a certo valor elas recebam quantidade de água.
-Iluminação: Os conhecidos sensores de presença entram nesse item. A economia de energia é notória, sendo assim as iluminação acionada a partir da presença, ou seja, da necessidade de iluminação. Para evitar que sejam acionados durante o dia, pode-se programar que eles funcionem apenas a partir de certo horário onde a iluminação seja requerida.
- Televisão: Caso a opção do usuário seja filmes, esses podem ser acionados apenas por sensores de voz, escolhendo a partir de uma biblioteca no banco de dados, não sendo necessário assim a instalação de vários equipamentos para executar.
Já os programas favoritos do usuário, podem ser exibidos quando ele desejar que seja, escolhendo ainda o ambiente em que ele será exibido. Isso tudo por uma configuração no programa central, que controla todos os cômodos da residência.
- Som: A partir dos dispositivos móveis, é possível compartilhar músicas para o sistema central para serem executadas no local desejado.
- Segurança: Esse item pode-se relacionar a diversos setores da casa, desde sensores que percebem vazamento de gás e água, a de sensores de fumaça/incêndio que avisam imediatamente os moradores e as autoridades responsáveis. Além disso, podem-se destacar ainda os controles que restringem acesso e também o controle de gravação de imagens e monitoramento.
- Comunicação: A interligação de internet e celular com a casa é algo inteligente e prático. O  usuário pode conectar-se de qualquer lugar, além de poder também atender ligações por sensores de voz e ouvir por transmissores em lugares escolhidos.
5 CONCLUSÃO
É notório então que a domótica só tem a acrescentar a vida de todos os usuários, com praticidade  e segurança. No mundo atual em que as atividades domésticas são cada vez mais deixadas de lado pelo trabalho, a facilidade de execução é muito almejada por todos.
É necessário então que haja um aumento no desenvolvimento tecnológico e um planejamento econômico para que essas novas aplicações sejam de mais fácil acesso a uma maior quantidade de pessoas, trazendo cada vez mais tecnologias ao cotidiano.
6 REFERÊNCIAS
DIAS, C. L. A. , PIZZIOLATO, N.D., 2004. DOMÓTICA Aplicabilidade e Sistemas de Automação Residencial, CEFET, Campos de Goytacazes, RJ.
Domótica – Edifícios inteligentes. Disponível em: <http://www.din.uem.br/ia/intelige/domotica/int.htm > Acesso em: 16 jun. 2013.
SGARBI, J.A., TONIDANDEL, F. Domótica Inteligente: Automação Residencial Baseada em Comportamento, UniFEI – Centro Universitário da FEI. Disponível em: <http://fei.edu.br/~flaviot/pub_arquivos/wtdia06.pdf> Acesso em: 16 jun. 2013.
Domótica. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom%C3%B3tica> Acesso em: 16 jun. 2013.
Domótica. Disponível em: < http://www.mundoeducacao.com.br/informatica/domotica.htm> Acesso em: 16 jun. 2013

Edição das 19h57min de 18 de junho de 2013