Linha 23: Linha 23:
= Diagrama de Blocos =
= Diagrama de Blocos =


<br>[[Arquivo:bloco.gif| Nesse diagrama de blocos observa-se as práticas utilizadas no Xp. Explicadas em '''METODOLOGIA''']]
<br>[[Arquivo:bloco.gif]]


= Interações com as tecnologias =
= Interações com as tecnologias =

Edição das 14h35min de 6 de outubro de 2017

Conceito


O Xtreme Programming(Programação Extrema) é uma metodologia ágil. Portanto, visa a agilidade no desenvolvimento de um software. Para que esse método funcione bem é necessário que a equipe de desenvolvimento tenha uma rápida adaptação à mudanças e sempre manter o contato com o cliente. O cliente, por sua vez, estará em contato com os desenvolvedores, propondo novas ideias e funcionalidades ao software em desenvolvimento. O Xtreme Programming busca entregar o aplicativo em poucos dias, com boa qualidade e preço baixo.

Metodologia


Para que o Xp, xtreme programming, seja corretamente implementado, deve-se seguir 4 valores básicos. Sendo eles:

    • Feedback: A equipe de desenvolvimento sempre estará em contato com o cliente. Logo, o cliente enviará para o desenvolvedores suas opiniões sobre o desenvolvimento do software e a necessidade de novas implementações. A equipe também informa ao usuário sobre as funcionalidades do sistema, mantendo-o informado. O stafe deixa o cliente ciente sobre os possíveis erros no desenvolvimento, e alterações no design.
    • Comunicação: Para que o Feedback funcione bem, é necessário que tenha a comunicação. A qual deve ser objetiva e eficaz. Em muitos casos a equipe e o cliente debatem sobre o desenvolvimento pessoalmente, quando esse processo ocorre semanalmente é denominado: Jogo de Planejamento. Em que o cliente definirá as prioridades do projeto e a equipe busca implementar tais prioridades.
    • Simplicidade: Nesse valor, a equipe não pode se preocupar com problemas futuros, mas com os problemas apresentados no dia.
    • Coragem: Às vezes o software pode estar com um funcionamento consideravelmente bom, no entanto, devido ao feedback do cliente, algumas funcionalidades devem ser retiradas. Ou seja, funcionalidades que garantem o funcionamento do software podem gerar falhas no sistema. Logo, a equipe não deve temer o possível problema.
 
Há o implemento de algumas práticas, as principais são:
    • Stand Up Meeting: Prática que se assemelha ao Projeto de Scrum. Nessa execução, a equipe, no período da manhã, se reunirá para explanar o que foi feito no dia anterior e que será feito no dia.
    • Código Coletivo: Com o código coletivo a equipe poderá manipulá-lo. Efetuando novas funcionalidades ou excluindo algumas.
    • Código Padrão: Para que a prática do código coletivo funcione bem é necessário que a equipe programe de uma forma padrão. Facilitando para qualquer desenvolvedor da equipe a manipulação do código.
    • Refactoring: Alteração do códgo sem modificar suas funcionalidades.
    • Programação em Par: A equipe é dividida em pares. Tal prática permite que um desenvolvedor programe e outro observa(revisão). Sendo assim, a probabilidade de erro no código é menor.
    • Metáfora: Linguagem utilizada para facilitar o entendimento do usuário a cerca do desenvolvimento do programa. Favorecendo, de forma direta, no feedback do cliente.

Software


O Xp não tem a necessidade de utilizar um software específico para sua implementação.

Diagrama de Blocos


Interações com as tecnologias

Incluir links (internos ou externos) temas que tem relação com este, explicando detalhes sobre. Limite de 3 internos e 2 externos.


Informações adicionais

Descrever detalhes a mais sobre esse tema.


Referências bibliográficas

Relacionar aqui as referências bibliográficas no padrão ABNT. 
Bases de procura: Artigos, publicações acadêmicas, revistas e sites de fornecedores