Etiqueta: visualeditor
Lord mary (discussão | contribs)
 
(73 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
= Evolução na profissão =
= Evolução na profissão =
<br>A Engenharia de Software surgiu em meados dos anos 1970 em uma tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.


Atualmente existe um destaque todo especial para a Engenharia de Software na Web. Também utilizado por Presmann a sigla WebE, é o processo usado para criar WebApps de alta qualidade. Embora seus princípios básico sejam muito próximos da Engenharia de Software clássica, existem peculiaridades específicas e próprias.
* Monitoria;
* Projeto PROSSIGA;
* “Smart contracts como uma plataforma para computação segura” (Artigo);
*“Computação multiparte segura em smart contracts” (TCC);
*  Estagiária (Out. 2018 - Mar. 2020);
* Júnior I (Mar. 2020);
* Júnior III (Ago. 2020);
* Pleno II (Mar. 2021);
* Pleno III (Jul. 2021);
* Pleno (Out. 2021).


Outra área de tendência em Engenharia de Software trata da aplicação de técnicas otimização matemática para a resolução de diversos problemas da área. A área, denominada Search-based software engineering, ou Otimização em engenharia de software em Português, apresenta vários resultados interessantes.
= Descrição da atividade atual =
<br>
Engenheira de Software na ZUP.
 
= Requisitos mínimos para exercer a profissão =
 
* Conhecer a base;
* Aprender rápido;
* Lidar com pessoas;
* Manter-se atualizado;
* Mais importante: saber utilizar as ferramentas ao seu redor.
 
= Ferramentas usadas no dia-a-dia =


Eventos acadêmicos também mostram tópicos interessantes sobre futuras tendências de engenharia de software. O Brasil em 2013 sedia grandes eventos de engenharia como a Conferência Internacional de Engenharia de Requisitos e a Escola Latino Americana de Engenharia de Software.
* Kotlin;
* Micronaut;
* AWS.
 
= Tecnologias envolvidas =
<br><br>


- '''O que é a Tecnologia Serverless?'''


Serverless é um framework onde a execução dos códigos é realizada através de recursos alocados dinamicamente, sendo o provodedor de cloud o resposável por
executá-los.
O Serverless também pode ser referenciado como "FaaS" (Functions as a Service), significando que o provedor é em sua maioria escrito em fomato de funções.
Um exemplo de provedores do mercado atualmente é: AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outros.
Fazer o seu uso, significa que não será necessário gerenciar servidores, pois a plataforma em nuvem fará isso para você, sem tempos adicionais de instalar, manter e
administrar.
O Serverless é bem vantajoso, principalmente pelo fato de pagar somente o que é utilizado, cobrando apenas pelos recursos usados para executar os códigos, e assim
reduzindo os custos.
A quantidade de linguagens suportadas por ele é enorme, sendo possível trabalhar com vários times de criação que sejam autogerenciáveis, onde cada um poderá
trabalhar com a sua linguagem favorita.
Entretanto uma das desvantagens da arquitetura é o tempo de execução. Na hora de criar a sua aplicação é preciso ter a consciência de que para processos extensos
esse tipo de abordagem pode não ser tão vantajoso.


O Brasil é o oitavo país no ranking mundial de desenvolvedores, fabricantes e distribuidores de softwares, movimentando cerca de 27 bilhões de dólares apenas com o mercado interno, sem considerar as exportações. Esse cenário mantém o setor aquecido para os engenheiros. O uso massivo de celulares e tablets pela população brasileira também eleva a busca por profissionais aptos a lidar com esses sistemas. Neste caso, o engenheiro de software é contratado para desenvolver jogos e outros aplicativos. O principal mercado para o profissional são os polos de tecnologia da Região Sudeste, além do Porto Digital, em Recife. A demanda internacional por esse engenheiro também é grande.
[[Arquivo:serverless1.png]]
<br>


= Exemplo de resultado tangível =
<p>
Projeto na área de segurança da ZUP usando Java, para desenvolver uma aplicação que era a porta de entrada da empresa. A aplicação era um intermédio entre o login da Google e o da empresa, conseguindo controlar as credenciais do usuário. Com esse intermédio, a empresa consegue controlar os acessos, conseguindo saber quem fez o que e o porquê, fazendo com que ações indevidas de pessoas possam ser detectadas.
</p>


= Upload da apresentação =


“Quase 14 mil companhias atuam no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Essas empresas dedicam-se ao desenvolvimento, à fabricação, à comercialização e à distribuição de hardwares e softwares (72% do total) e à prestação de serviços de informática (27%). Juntas, movimentaram 60 bilhões de dólares em 2015. As 1.600 empresas filiadas à Abes geram 120 mil empregos diretos.” - Guia do Estudante.
https://www.youtube.com/watch?v=M7O9shcD3jA


= Descrição da atividade atual =  
[[Arquivo:Apresentação_Eng_Software.pdf]]
<br>
 
= Dúvidas =
<Br>
 
* 01. Qual é  maior dificuldade atuando na área que está hoje?
** "Acredito que os meus pontos construtivos mais evidentes é o desenvolvimento de soft skills relacionados à gerência de times."
<br>
 
* 02. Quais as linguagens que mais estão sendo usadas no mercado?
** "Isso varia, depende do contexto do projeto. Todavia, de modo geral, tem algumas linguagens que aparecem frequentemente na maioria das empresas: Python, Java, Kotlin, Go, Javascript/Typescript."
<br>
<br>


= Requisitos mínimos para exercer a profissão =
* 03. Atualmente, as tecnologias usadas por um engenheiro de software mudaram muito de uns anos pra cá?
** "Sim! Hoje um engenheiro de software também se preocupa, além de programação, com ferramentas de cloud."
<br>
<br>


= Ferramentas usadas no dia-a-dia =
* 04. Com qual frequência você precisa estudar outras tecnologias?
** "Sempre, as coisas mudam MUITO rápido, então é necessário se atualizar regularmente."
<br>
<br>


= Tecnologias envolvidas =
* 05. Você consideraria sua rotina agitada? Você geralmente se depara com questões de segurança?
** "Sim. Questões de segurança são pré-requisitos para qualquer projeto (claro, a depender do projeto, o nível de segurança pode ser maior ou menor, mas sempre existe)."
<br>
<br>


= Exemplo de resultado tangível =
* 06.  A área de desenvolvimento é um bom caminho para descobrir em qual mercado me interesso mais?
** "Acredito que sim, você vai ter contato com vários contextos diferentes (não necessariamente ligados à programação) e pode ter uma ideia de qual carreira seguir."
<br>
<br>


= Upload da apresentação =
* 07. Qual a maior dificuldade no dia a dia do engenheiro de software?
** "Acredito que se manter atualizado é a maior dificuldade, tudo muda muito rápido e se você não se atualiza, acaba ficando pra trás."
<br>
<br>

Edição atual tal como às 14h21min de 14 de outubro de 2021

Evolução na profissão

  • Monitoria;
  • Projeto PROSSIGA;
  • “Smart contracts como uma plataforma para computação segura” (Artigo);
  • “Computação multiparte segura em smart contracts” (TCC);
  • Estagiária (Out. 2018 - Mar. 2020);
  • Júnior I (Mar. 2020);
  • Júnior III (Ago. 2020);
  • Pleno II (Mar. 2021);
  • Pleno III (Jul. 2021);
  • Pleno (Out. 2021).

Descrição da atividade atual


Engenheira de Software na ZUP.

Requisitos mínimos para exercer a profissão

  • Conhecer a base;
  • Aprender rápido;
  • Lidar com pessoas;
  • Manter-se atualizado;
  • Mais importante: saber utilizar as ferramentas ao seu redor.

Ferramentas usadas no dia-a-dia

  • Kotlin;
  • Micronaut;
  • AWS.

Tecnologias envolvidas



- O que é a Tecnologia Serverless?

Serverless é um framework onde a execução dos códigos é realizada através de recursos alocados dinamicamente, sendo o provodedor de cloud o resposável por executá-los. O Serverless também pode ser referenciado como "FaaS" (Functions as a Service), significando que o provedor é em sua maioria escrito em fomato de funções. Um exemplo de provedores do mercado atualmente é: AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outros. Fazer o seu uso, significa que não será necessário gerenciar servidores, pois a plataforma em nuvem fará isso para você, sem tempos adicionais de instalar, manter e administrar. O Serverless é bem vantajoso, principalmente pelo fato de pagar somente o que é utilizado, cobrando apenas pelos recursos usados para executar os códigos, e assim reduzindo os custos. A quantidade de linguagens suportadas por ele é enorme, sendo possível trabalhar com vários times de criação que sejam autogerenciáveis, onde cada um poderá trabalhar com a sua linguagem favorita. Entretanto uma das desvantagens da arquitetura é o tempo de execução. Na hora de criar a sua aplicação é preciso ter a consciência de que para processos extensos esse tipo de abordagem pode não ser tão vantajoso.


Exemplo de resultado tangível

Projeto na área de segurança da ZUP usando Java, para desenvolver uma aplicação que era a porta de entrada da empresa. A aplicação era um intermédio entre o login da Google e o da empresa, conseguindo controlar as credenciais do usuário. Com esse intermédio, a empresa consegue controlar os acessos, conseguindo saber quem fez o que e o porquê, fazendo com que ações indevidas de pessoas possam ser detectadas.

Upload da apresentação

https://www.youtube.com/watch?v=M7O9shcD3jA

Arquivo:Apresentação Eng Software.pdf

Dúvidas


  • 01. Qual é maior dificuldade atuando na área que está hoje?
    • "Acredito que os meus pontos construtivos mais evidentes é o desenvolvimento de soft skills relacionados à gerência de times."


  • 02. Quais as linguagens que mais estão sendo usadas no mercado?
    • "Isso varia, depende do contexto do projeto. Todavia, de modo geral, tem algumas linguagens que aparecem frequentemente na maioria das empresas: Python, Java, Kotlin, Go, Javascript/Typescript."


  • 03. Atualmente, as tecnologias usadas por um engenheiro de software mudaram muito de uns anos pra cá?
    • "Sim! Hoje um engenheiro de software também se preocupa, além de programação, com ferramentas de cloud."


  • 04. Com qual frequência você precisa estudar outras tecnologias?
    • "Sempre, as coisas mudam MUITO rápido, então é necessário se atualizar regularmente."


  • 05. Você consideraria sua rotina agitada? Você geralmente se depara com questões de segurança?
    • "Sim. Questões de segurança são pré-requisitos para qualquer projeto (claro, a depender do projeto, o nível de segurança pode ser maior ou menor, mas sempre existe)."


  • 06. A área de desenvolvimento é um bom caminho para descobrir em qual mercado me interesso mais?
    • "Acredito que sim, você vai ter contato com vários contextos diferentes (não necessariamente ligados à programação) e pode ter uma ideia de qual carreira seguir."


  • 07. Qual a maior dificuldade no dia a dia do engenheiro de software?
    • "Acredito que se manter atualizado é a maior dificuldade, tudo muda muito rápido e se você não se atualiza, acaba ficando pra trás."