Natanlsr (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Blenda (discussão | contribs)
Referências Bibliográficas
Etiqueta: visualeditor
 
(11 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Conceito ==
* 1. Conceito
O modelo cliente/servidor consiste no ato de um computador, utilizado por um usuário qualquer, solicitar um serviço e através de uma rede esse pedido chega a um servidor que prestara o que foi solicitado.Quem solicita o serviço e considerado como o cliente e quem presta essa solicitação e o servidor.
** É um modelo de estrutura de aplicação distribuída responsável pela distribuição de tarefas e cargas de trabalho. Essa distribuição é feita entre os fornecedores de um recurso ou serviço, chamados de servidores, e os solicitantes dos serviços, chamados clientes.  A comunicação geralmente ocorre através de uma rede de computadores onde o servidor e o cliente utilizam computadores distintos, mas também acontece de tanto o cliente quanto o servidor residirem no mesmo computador.
'''
 
[[Arquivo:estrutura.png|400px|thumb|center|Exemplo do modelo Cliente/Servidor]]
* 2. Funções do Servidor
== Funções do Servidor==
**  O servidor é uma maquina conectada a rede que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes. A função principal do servidor é atender a solicitações feitas pelo cliente, além disso, o servidor estrutura o sistema e fornece recursos de rede.
O servidor tem como papel principal a função de processar uma solicitação de um cliente e retornar para ele o que foi solicitado.Uma das mais populares funcionalidades do modelo cliente/servidor e a aplicação web, em que, o servidor fornece paginas Web com base em seu banco de dados para clientes que desejem acessa-las.Nos servidores são armazenados arquivos,como musicas,jogos,softwares,código-fonte de paginas Web,entre outros.Dependendo do serviço que o servidor presta ele pode ser considerado: Servidor Web(responsável por armazenar paginas Web), Servidor DHCP (responsável por distribuir endereços ip para outros computadores, Servidor FTP(responsável por armazenar arquivos que serão transferidos para usuários), Servidor DNS (responsável por atribuir um nome a um ip),um unico servidor pode suportar um grande numero(centenas ou milhares) de clientes simultaneamente.Geralmente são armazenados em locais restritos,com segurança reforçada e manipulados por administradores.'''
* 3. Funções do cliente
[[Arquivo:servidores.png|400px|thumb|center|Servidores]]
**  O cliente interage diretamente com os servidores através do software de aplicação especifico que lhe possibilita a comunicação com o servidor. Através dessa comunicação o cliente inicia pedidos aos servidores e recebe respostas. O cliente pode se conectar a um pequeno numero de servidores de uma só vez. Ao fazer essa conexão o cliente faz utilização dos recursos da rede.
'''
* 4. Peer-to-Peer
== Funções do cliente ==
**  O Peer-to-peer, também conhecido com P2P, é um tipo de arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, o que permite compartilhar serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem ser configuradas em vários locais, em casa, em empresas e na internet. As ligações dos pontos devem ser feitas com a utilização de programas compatíveis.
O cliente por sua vez e quem solicita o serviço ao servidor, a partir dele e enviado um pedido ao servidor que por sua vez manda a resposta do que foi requerido.O cliente pode estar usando qualquer plataforma e sistema operacional para fazer conexão com um servidor,em que, o servidor deve suportar prestar os devidos requerimentos.Um computador pessoal,por exemplo, sendo utilizado por usuário para acessar uma pagina Web ou outro serviço e considerado um cliente.'''
* 5. Protocolos utilizados
[[Arquivo:clientes.png|400px|thumb|center|Clientes]]
**  Temos três principais protocolos utilizados na arquitetura ClienteServidor: o RPC, IPX/SPX e NetBIOS/NetBEUI.
'''
***  O protocolo RPC tem como objetivo permitir o desenvolvimento de aplicação sem haver programação em nível de sessão ou transporte.
== Peer-to-Peer==
***  Os protocolos de transporte IPX/SPX são uma variante dos protocolos XNS. O protocolo IPX é idêntico ao protocolo Internetwork Datagram Packet da Xerox (IDP) e oferece um serviço de datagrama. O protocolo SPX é idêntico ao Sequenced Packet Protocol (SPP), também da Xerox, e oferece um serviço de fluxo de dados confiável.
Modelo diferente,popular,denominado peer-to-peer(ou não hierárquica) se caracteriza por não existir divisão estrutural entre clientes e servidores, uma pessoa se comunica com outra ou mais sem a necessidade de utilizar um servidor. O BitTorrent e um exemplo, pois não possui banco de dados gravados em um servidor, ao contrario cada usuário possui seu próprio banco de dados local e possui uma lista de pessoas vizinhas que são membros do sistema,em que, um usuário pode obter informações dos outros membros para buscar mais conteúdos e novos nomes.Esse processo se repete indefinidamente, ate criar um grande banco de dados local, o BitTorrent e mais utilizado no compartilhamento de arquivos, como jogos,filmes,musicas,videos,entre outros.
*** O protocolo NetBEUI da Microsoft (NetBIOS Extended User Interface) é uma extensão da camada de link de dados da LAN usada para encapsular comandos do NetBIOS. Existem dois tipos de frames NetBEUI: os frames de informação numerados (I-Frames) usados para fornecer fluxo de dados em sequência confiável, e os frames de informação não numerados (UI-Frames), usados para fornecer datagramas.  O NetBIOS é um protocolo foi implementado dentro de vários ambientes de rede, incluindo MS-Net e LAN Manager da Microsoft, PC Network e LAN Server da IBM e Netware da Novell. Em alguns ambientes de rede, a interface de sessão do NetBIOS é usada para acessar outras camadas de transporte e rede. NetBIOS oferece serviços de comunicação baseados em conexão e sem conexão (datagrama). Os serviços IPC do NetBIOS podem ser usados para programar cliente/servidor, processamento de filtro ou comunicação peer-to-peer.
[[Arquivo:peer.jpg|400px|thumb|center|Exemplo de rede Peer-to-Peer, sem necessidade de servidores.]]
* 6. Principais diferenças entre o modelo Cliente/Servidor e Peer-to-Peer
'''
** A principal diferença entre redes Peer-to-peer e ClienteServidor esta na relação de distribuição da carga de trabalho do computador e armazenamento de dados. Nas redes ClienteServidor, o trabalho de execução de aplicativos de rede cai em computadores servidores designados, centralizando a carga de trabalho. Em redes Peer-to-peer, todos os computadores da rede contribuem quase que igualmente para lidar com a carga de trabalho de processamento e armazenamento de arquivos compartilhados.
== Protocolos utilizados==
* 7. Referências Bibliográficas
Um protocolo e basicamente um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como ocorrera a comunicacao, o protocolo sera diferente dependendo do serviço solicitado pelo cliente, ele define o modo de como vai acontecer a comunicacao e especifica o que sera transportado, alguns protocolos utilizados pelos modelos apresentados estao representados pela tabela a seguir.'''
**https://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente-servidor
[[Arquivo:prot.png|400px|thumb|center|Tabela com respectivos protocolos]]
**http://www.penta.ufrgs.br/redes296/cliente_ser/tutorial.htm
**https://pt.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer
**http://ptcomputador.com/Networking/other-computer-networking/78747.html

Edição atual tal como às 21h11min de 21 de maio de 2017

  • 1. Conceito
    • É um modelo de estrutura de aplicação distribuída responsável pela distribuição de tarefas e cargas de trabalho. Essa distribuição é feita entre os fornecedores de um recurso ou serviço, chamados de servidores, e os solicitantes dos serviços, chamados clientes. A comunicação geralmente ocorre através de uma rede de computadores onde o servidor e o cliente utilizam computadores distintos, mas também acontece de tanto o cliente quanto o servidor residirem no mesmo computador.
  • 2. Funções do Servidor
    • O servidor é uma maquina conectada a rede que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes. A função principal do servidor é atender a solicitações feitas pelo cliente, além disso, o servidor estrutura o sistema e fornece recursos de rede.
  • 3. Funções do cliente
    • O cliente interage diretamente com os servidores através do software de aplicação especifico que lhe possibilita a comunicação com o servidor. Através dessa comunicação o cliente inicia pedidos aos servidores e recebe respostas. O cliente pode se conectar a um pequeno numero de servidores de uma só vez. Ao fazer essa conexão o cliente faz utilização dos recursos da rede.
  • 4. Peer-to-Peer
    • O Peer-to-peer, também conhecido com P2P, é um tipo de arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, o que permite compartilhar serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem ser configuradas em vários locais, em casa, em empresas e na internet. As ligações dos pontos devem ser feitas com a utilização de programas compatíveis.
  • 5. Protocolos utilizados
    • Temos três principais protocolos utilizados na arquitetura ClienteServidor: o RPC, IPX/SPX e NetBIOS/NetBEUI.
      • O protocolo RPC tem como objetivo permitir o desenvolvimento de aplicação sem haver programação em nível de sessão ou transporte.
      • Os protocolos de transporte IPX/SPX são uma variante dos protocolos XNS. O protocolo IPX é idêntico ao protocolo Internetwork Datagram Packet da Xerox (IDP) e oferece um serviço de datagrama. O protocolo SPX é idêntico ao Sequenced Packet Protocol (SPP), também da Xerox, e oferece um serviço de fluxo de dados confiável.
      • O protocolo NetBEUI da Microsoft (NetBIOS Extended User Interface) é uma extensão da camada de link de dados da LAN usada para encapsular comandos do NetBIOS. Existem dois tipos de frames NetBEUI: os frames de informação numerados (I-Frames) usados para fornecer fluxo de dados em sequência confiável, e os frames de informação não numerados (UI-Frames), usados para fornecer datagramas. O NetBIOS é um protocolo foi implementado dentro de vários ambientes de rede, incluindo MS-Net e LAN Manager da Microsoft, PC Network e LAN Server da IBM e Netware da Novell. Em alguns ambientes de rede, a interface de sessão do NetBIOS é usada para acessar outras camadas de transporte e rede. NetBIOS oferece serviços de comunicação baseados em conexão e sem conexão (datagrama). Os serviços IPC do NetBIOS podem ser usados para programar cliente/servidor, processamento de filtro ou comunicação peer-to-peer.
  • 6. Principais diferenças entre o modelo Cliente/Servidor e Peer-to-Peer
    • A principal diferença entre redes Peer-to-peer e ClienteServidor esta na relação de distribuição da carga de trabalho do computador e armazenamento de dados. Nas redes ClienteServidor, o trabalho de execução de aplicativos de rede cai em computadores servidores designados, centralizando a carga de trabalho. Em redes Peer-to-peer, todos os computadores da rede contribuem quase que igualmente para lidar com a carga de trabalho de processamento e armazenamento de arquivos compartilhados.
  • 7. Referências Bibliográficas